ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

segunda-feira, 23 de março de 2009

patriota

Devo ser. Porque eu me acabo de vergonha, própria e alheia, qdo um brasileiro faz cagada. E todos os dias a gente tem motivos, dos mais variados graus, pra se encher de vergonha.
( Ontem um dos amigos-inteligentes contou de uma foto do Lula no começo do mandato flagrado jogando papel pela janela do carro. Oh my! Quis arrancar um chumaço dos meus próprios cabelos. )

Mas também, fico toda-toda quando um dos nossos é motivo de orgulho. Orgulho desses de arrepio. Pode ser do esporte, da ciência, das artes.
Hoje de manhã, por exemplo, qdo ví o cientista lá de Natal que tá a caminho de uma solução para o mal de Parkinson dando entrevista com uma camisa da seleção ao fundo. Arranquei um pedacinho do meu coração e dei pra ele.
E, desde sexta passada, tô andando por aí com o nariz-de-arquiteta mais empinado, por causa de um projeto de um grupo de brasileiros que ganhou menção honrosa num concurso internacional*.
Só pra situar: Não é a minha praia, essa coisa de arquitetura pra concurso. Relação arquitetura-cidade. Eu sou mais arquitetura-pessoa. Mas, mesmo olhando leigamente, a gente reconhece que o projeto é FUDIDO! e pra mim, devia ter ganhado ( ganho?).
Enquanto eu não abro um blog "pra retina" dessas coisas que me encantam visualmente, eu deixo aqui imagem do projeto dessa molecada** (como diz a Sil) - o mais velho tem 26 anos - Só porque eu tô me achando, de ser da mesma profissão que eles, do mesmo Brasil que eles, da mesma faculdade que eles. Sweeties-da-titia Parabéns! Thanks for making me so proud!

* Saiu na Arc Design nº63 ( out/08), o desafio consistia em desenhar uma galeria de arte e arquitetura flutuante sobre o Rio Tâmisa. (clica na foto, que amplia e dá pra entender melhor)
** A equipe: Victor Paixão, Miguel Felipe Muralha, Paula Sertório, Bruno Castro, Thiago Florez e André Alessio Mack.

Um comentário: