ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ninguém merece ser feliz

Outro dia, a Mônica Waldvogel (amo. queria ser ela, sem tirar nem por!) propôs como tema para discussão no Saia Justa a seguinte frase:
Felicidade não é bem que se mereça.
Era de um artigo que ela tinha lido, baseado no pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, de que a felicidade não é fruto de merecimento ou esforço.
“ É uma desgraça sermos amados por uma mulher porque o merecemos! E como é chata a felicidade que é prêmio ou recompensa por um trabalho bem feito!”
E digo mais: que chatice 'ter que' agir dessa ou daquela maneira. Aliás, diante de que juiz?
A gente tem isso bem forte na nossa cultura né? de só achar bonito e válido o que foi conquistado com sofrimento. Suoooor. Resquícios da nossa formação católica, eu acho.
Eu, hein? que Deus é esse? que gosta de miséria poeirenta?
Vem fácil? tá ótimo. Vem grátis? melhor ainda! Pra quê sofrimento desnecessário? Dinheiro, prazer, abundância...também são coisinhas de deus, não são?
Em algum momento, o Agamben diz que a felicidade se dá no acaso, no encontro, na surpresa, que ela foge à consciência, que ela é uma magia.
Believer, né gente? Eu gosto de magia. Não a do harry potter, a magia dos momentos mesmo. Aqueles em que a gente quer respirar mais fundo na tentativa de prolongar a sensação boa. Aqueles em que...Caramba!rs...

Gostei desse Agamben. Me senti super acolhida de ter alguém no mundo pensante trabalhando em cima de uma idéia que sempre fez mais sentido pra mim. Obviamente, o pensamento dele é bem mais amplo do que expus aqui, pra variar eu peguei o que me convinha e ainda 'romantizei' um bocadinho. uuups.

E a tal frase, 'felicidade não é bem que se mereça', total candidata a tatto que diz coisa.

2 comentários:

  1. oi meliss querida... morro de saudade de verdade! Fardinha preta é meu lema pra sempre....
    Cara, felicidade é brilho nos olhos compartilhados, no mesmo momento! Não dá para prolongar, mas a gente corre atrás disso o tempo todo!
    Ah! eu adoro Harry Potter, porque nas adversidades mesquinhas, os olhos brilham mais em momentos simples.... beijos

    ResponderExcluir
  2. Então vou propor outro tópico: INCONSCIENTE COLETIVO. Sim, pq eu tava pensando daqui (não só eu, mas "eu e os meus") sobre exatamente isso! Foi o assunto-hit dos últimos dias!!! Agora vejo que faltou vc nessas conversas...
    Felicidade não é pra quem rala. Não é pra quem tem, ou pra quem vai ter.
    É pra quem É. É pra quem ESTÁ.

    O resto é bobagem...

    ADOREI...

    ResponderExcluir