ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

garota, eu fui pra Califórnia

Vá lá que enaltecer o american way of life não é a coisa mais cool que alguém possa fazer hoje em dia.
(O Tio Sam ficou com a cara arrogante do Bush, do consumismo maluco, da obesidade mórbida, dos nerds surtados que atiram nas escolas...sei lá. Tem mesmo muita coisa esquisita na cultura americana, mas tem coisas que só eles mesmo! é côôisa de americano...)
Só que a América ainda tem um encanto meio Disneyworldico sobre mim ( vai ver que é porque eu sou assim, easy like sunday morning, believer de tudo. E eles são os masters do cenário, do make believe.)
É o lugar das fachadinhas bonitinhas ( lembro que no Colorado tinha uma ruazinha secundária, que servia para as lixeiras, garagens e outras feiúras da existência humana). Até me faz pensar naquele ditado: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento! might be... but I like it, sometimes. Faz bem pras minhas retinas, e pra minha mente, essa ilusão de que o mundo pode ser bonitinho assim.
É o lugar de se fazer dinheiro a sério. Onde um negócio bem sucedido 'se vende', uma coisa assim auto-marketing de primeira categoria: tem lojinha de restaurante que vende até o cardápio. Eu, particularmente, acho irresistível aquela 'passadinha na lojeenha'. Imagina sair de Alcatraz, aquela prisão super-duper que o Al Capone ficou nos anos 60, pensando que nem devia ser tão mal assim ficar preso lá? querendo comprar réplica da canequinha, da chave, do regulamento. Americano vende o que quiser, é toda uma atmosfera de consumo que te envolve, sabe? coisa sééria...ah, se eu tivesse um esquema de envio de containeres pra cá...
É o lugar onde as coisas acontecem primeiro (I got this feeling): Acho uma graça o eco-papo de re-use/reduce/recicle, mas sinceramente achava que tava longe de realmente "pegar", virar uma coisa cotidiana nas nossas vidas. Fiquei bem impressionada com a quantidade de lixeiras públicas com separação de lixo reciclável, sacolas de papel, ecobags...enfim, uma presença interessante da preocupação com o lixo e com a água, principalmente. Tudo bem que os Estados Unidos são os maiores poluidores do mundo e estamos falando da Califórnia, um estado mais rico e mais "papo-cabeça", terra de Jack Johnson, mas eu gostei de ver. Dá aquela sensação de 'é possível' (you know me, believer de dar dó.)
Ah, e tem a língua e o jeitinho deles de falar, que eu acho 'comfy', como uma apple pie fumegante...( eu sei que eu sou louca!)
Ô gente educada! é sorry pra lá, excuse me pra cá, may I help you acolá, what you may wanna do... adoro! eu acho de uma gentileza! uns genDelmans (e womans).. aquela coisa do "servimos bem para servir sempre" deve ter sido inventada lá.
Não sei se em todo lugar é assim, mas vou falar que a Califórnia tem os mendigos mais simpáticos do planeta! bem humorados, sorridentes, cantarolantes, mesmo com aquele vento gelado. E se vc fala que não tem moedinhas, eles te deixam em paz, sem rancores, desejam happy holidays e tudo. Sweeties!
Só mais uma coisa: americano é o povo mais honesto do mundo ou o quê? como assim vc mesmo passa e paga suas compras num caixa self-service? Só a gente tem idéias mirabolantes?

Ah gentê, eu não vivo a vida sobre as ondas- pelo menos não nessa encarnação- mas o meu destino é ser star, de preferência de um filme bem assim, californiano, de gente fina elegante e sincera, onde tudo é bonito e funciona.

Cereja do bolo: Arnold-I'll be back-Schwarzenegger governa a California. Ain't that perfect?
I'm back.

5 comentários:

  1. Na Califórnia é diferente, irmã
    É muito mais do que um sonho...

    ResponderExcluir
  2. Perguntaram pra lourinha bronzeada: "Are you red state, or blue???", "I´m from California babe, the Golden one"

    A propósito, INVEJAAA IS MY MIDLE NAME! Amo, amo, amo toda essa história...quero morar lá!

    HUNPHF!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mélis! To de volta tb! Adorei sua história sobre a Califórnia. Não conheço essa terra, mas sei o potencial dos Estadounidenses e imagino que tenha sido sensacional...
    Espanha tb não foi nada mal, believe me. Já estou postando alguns recuerdos, quando a memória me ajuda, com aquela velocidade lenta de sempre. Mas olha, too many posts...rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. oh darling, i know how you feel.
    quando eu vou pro primeiro mundo eu também me torno uma believer. parece que o mundo pode ser um lugar melhor, mesmo...

    ResponderExcluir