ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Saudade

No amigo Houaiss: sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável.

Brasileiro ( quisá os outros povos de lingua portuguesa também ) tem meio que um orgulho em dizer que a palavra SAUDADE só existe no nosso idioma. Ufanismo. (Eu até acho bonitinho ufanismo.)
Mas fico pensando: se não existisse a palavra, a definição estabelecida em dicionário, será que apertava menos o coração da gente? Pouxa vida.
O povo que miss, extraña, manque... será que sente a mesma coisa?
tss... Claro que sente. Eu que gosto de pensar que não.
Porque parece mais fácil viver sem um "sentimento melancólico de incompletude". Pelamor! de amarga já basta a vida!
Eu quero as coisas, as pessoas e os momentos que eu gosto, sempre perto e a disposição.
Até dá pra lidar com épocas que deixam saudades, mas deixam de fazer sentido em novos contextos da nossa vida.
Agora, dizer que Tudo certinho, então tá bom... pra gente que faz parte da gente e vai lá pra longe por tanto tempo. Ah, isso não dá!

3 comentários:

  1. eu tambem nao to mais achando grça nisso aí. nao ta nada certinho, nao ta nada bom. coração de mince, era isso que voce queria? agora chega. volta e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu acho este tipo de saudade é até gostosa, sentir saudade de alguém que sabemos que uma hora volta dá a sensação que é tudo muito mais justo nesta vida onde também sentimos saudade de coisas que não voltam.

    ResponderExcluir
  3. aí pega e faz os outro-chorá!
    :(

    So sweet ma sister

    ResponderExcluir