ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

eu vejo o mesmo que você

Eu dizia que vou ao Rio pela primeira vez ( veja só que vergonha! O Rio, lindo, aqui do lado e eu nunca fui. É, pois é.)
Tô com as retinas ansiosas. O Rio, a gente sabe, tem mil maravilhas, é lindo e tal. Eis que na mesa alguém diz algo como: " o que estraga são as favelas..."
E eu: " Magiiina! eu ví umas favelas liiiindas! " :)

Calma! Olha só: Tudo bem que eu gosto de 'outras belezas' mas também não tô tão "mano",nem cabeça de vento, a ponto de enaltecer a vida em situações precárias, sem dignidade (fora a violência, a loucura toda), assim, do nada.
Nem tenho gabarito pra discutir aqui tudo o que envolve a questão estética e social das favelas. E nem é o caso.

Na verdade, esse post é só uma desculpa pra mostrar o trabalho desse cara, numa favela do Rio e em outros lugares de igual 'aridez' mundo afora.
Essa é a tal favela linda que eu vi



É o Morro da Providência, no Rio, com o projeto incriiiiiiível deste fotógrafo francês, JR, que aplicou stickers gigantes com imagens de mulheres heroínas* da própria favela. GÊNIO.
Além do efeito estético, isso reforça uma das coisas mais bonitas que elas têm: o senso de comunidade. Não sei se é a dificuldade, o perrengue, que une mais as pessoas, mas a gente vê mais isso em gente carente do que nos condominios de luxo, não é?
Eu lí aqui, que 'a idéia é retratar personagens que moram em áreas de conflito destacadas pela mídia e tentar mostrar o outro lado.' Um projeto como esse, que valoriza as pessoas, dá um boost na auto estima da comunidade toda, e é um presente tanto pra quem tá dentro quanto pra quem está fora.

ah, sei lá..se eu tô com o coração na retina. mas eu amei. tinha que dividir.

* O projeto se chama "Womem are Heroes", e assistindo a um trailer sobre a etapa africana, eu quase arranquei meu coração fora e mandei via sedex pro tal do JR. Olha só isso:

"We went to see women that had struggled in their lives, that had a lot of trouble. Because life is hard. They all wanted to share their story ( ...) When you hear the story, you're like:"wôw, maybe this person is dying inside" but then, when you ask then to do faces, then you can see life."
MORRI.

3 comentários:

  1. parece que alguém já comprou rose colored glasses para o fds! lindo post. a sua cara!
    meliss, retineitor de 1a grandeza. tô passada, tô de alma lavada.

    ResponderExcluir
  2. Moça, conheci teu blog lá nos meninos do querotepegarsobrio.
    E me deu uma vontade louca de sair lendo tudo de uma vez só! (é de esmagar o coração)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que fofa! Obrigada. Welcome always!

    ResponderExcluir