ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

retineitor de gente

Desconfio viver num mundinho a parte.
Um mundo onde feia é aquela pessoa impossível de conversar.
Pessoa chata, vazia, sem educação me dá um siricotico que eu não consigo olhar na cara direito. Não importa o manequim, cor dos olhos, maxilar desenhado, o que for. É feia.
Infelizmente, seguindo essa lógica, tem um monte de belezura por aí que entra nessa categoria justamente por dar tanto valor ao visual, às caras e bocas, que não sobra nada que se possa realmente aproveitar no convívio social, sabe?
Mais feio ainda é quem julga os outros de acordo com esses padrões estéticos restritos e faz da suposta beleza um clubinho. Eu ouço diariamente gente-até-nem-tão-bonita se recusando a dar sua atenção-vazia a pessoas que elas não consideram esteticamente aprazíveis, como se não pudessem se misturar, como se elas não pudessem lhes acrescentar nada. Tenho um pouco de dó. Tento acreditar que seja uma questão de maturidade, o "borbulhar dos hormônios dos vinte e poucos anos", tão tolos... rs.
Mas talvez assim seja o mundo todo lá fora, fora do meu mundinho, uma coisa de louco(!): Fiquei assustadíssima outro dia, folheando uma revista Nova.
Em um artigo eles encorajavam a "mulher-de-Nova" a ousar sair com um nerd, mesmo que ele não tivesse a aparência do homem que "nós" procuramos... pq poderíamos nos surpreender e blablablá. E assim seguiam em outras matérias da revista, ditando o comportamento dessa mulher-de-nova.
Minha gente, quem é a Mulher-de-Nova?
Uma espécie de vagabinha que se preocupa se vai ter que transar com o cara caso o deixe pagar a conta do jantar? Que aliás, se mata com essa preocupação maldita de rachar ou não a conta do jantar porque tá acostumadinha a viver as custas do papai? Que precisa de um troféuzinho gato-sarado-rico, não importando que seja um narcisista chato de galocha? ( tudo isso tinha lá na riviiista! oh my! Tudo bem, ninguém me obrigou a ler a Nova... mas credo, que piriguetagem!)

Olha... se o mundo estiver assim.. pó parando que eu quero descer.
Really.
Mulheres e Homens "de Nova" vcs estragam o mundo. Ele fica lindo, curvilíneo, reluzente e vazio.

Isso tudo me deixa triste porque eu gosto do efeito inverso. De descobrir beleza. Daquela pessoa que vai se tornando irresistível a cada minuto de conversa.
Daquela que até tem traços perfeitos, mas não se vale só disso. Pode não ser um Ás da cultura geral, mas é curiosa, aberta. Gente bonita que acrescenta ou que , pelo menos, não atrapalha.

Gente que sorri. Porque até sorriso feio é bonito.

Eu vivo repetindo por aí que coisa bonita faz bem, que é importante estimular a retina com beleza e tal... Mas retineitor de gente é diferente.

Perto de mim eu quero cada vez mais esse encantamento, esse je ne sais quoi daqueles que fazem o convívio valer a pena e cada vez menos precisar perder meu tempo com essa superficialidade nhaquenta da beleza oca.
E, ah... ler Nova só no cabelereiro e com o devido 'distanciamento'!

5 comentários:

  1. Meliss, não leio a "Nova", mas vc bem conhece minha opnião sobre este assunto.
    Very good, congrats!

    ResponderExcluir
  2. retineitor é sua pele de porcelana, amigááá!
    e essas bochechas de meu deus....

    ResponderExcluir
  3. Olha, vc cada vez mais cada vez, ne? Esse tema beleza é polêmico mesmo. Polêmico e por que não dizer hipócrita. Sim, pq se tem que se despir de toda hipocrisia pra dizer coisas tipo "admiro o feio", "mais vale um feio charmoso, que um tolo bonito" e por ai vai. Mas entendo perfeitamente o que quer dizer com "Daquela pessoa que vai se tornando irresistível a cada minuto de conversa." Mas isso é coisa de gente que tem alma. E não são todas. Pois as que não tem, nem se dão esta oportunidade, de descobrir o quanto pode ser bonita, uma pessoa fora dos "padrões".
    E qualquer dia eu te conto minha teoria sobre a Mulher-Claudia. Sim, a revista...
    bjs.

    ResponderExcluir