ah... posso chamar de 'liberdade poética' continuar usando o português que eu aprendi na escola? tenho apego com alguns hífens e acentos. :)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Batoré

O aeroporto Internacional de São Paulo, aquele de Guarulhos, pensa que é bonito ser feio.
Acho que toda vez que eu viajar eu vou resmungar sobre isso. Tudo bem que o concreto aparente é ( foi) o "ouro" da construção civil brasileira, mas Cumbica é escuro, frio, malajambrado e demodê. Eu tenho vergonha-ufânica porque qualquer aeroporto internacional do mundo é mais bonito, moderno e bem sinalizado que o nosso. Acho que São Paulo e o Brasil mereciam mais.

E, desta vez, além de feio, constatei que ele não dá conta do que se propõe: ser a principal porta de entrada e saída do nosso país.
Não tem estrutura.
Pra sair daqui, enfrentei exatas 2 horas de fila na polícia federal, sem nenhuma razão, montes de gente perdendo vôo. O agente me disse simplesmente que "Tem sido assim..."
Bom, conseguindo embarcar, tudo bem ficar nessa fila, afinal serão muitas horas sentada e tudo é muito animado na ida!
Agora, minha gente, a volta pra esse Brasilzão é o que pega.
Eu sou brasileira, trabalho, pago meus impostinhos, tudo direitinho, por isso eu posso reclamar:
Olha! não dá gosto , viu! praticamente estraga a viagem! Imagina só..depois de 10 horas na lata de sardinha, tudo o que a gente quer é chegar. Só chegar.
Não existe fila, é um funil, tipo gado na porteira. Não tem funcionário de tipo algum tentando organizar a parada.
Vc pode imaginar o pobre do estrangeiro numa hora dessa? os coitados não estão acostumados com a esbórnia! E não tem ninguém que fale nenhuma lingua, nem que faça mímica. nada. Só o caos. Isso pra passar na polícia.
A gente, que é brasileiro, passa numa fila-esbórnia.. deposita nossos papéis da gripe suína numa caixa de papelão aberta sem nenhum agente sanitário responsável por perto. (alguma duvida de que vai tudo pro lixo?)
Daí vem a farra das bagagens, sempre tem aquela pontinha de stress será-que-veio?, mas imaginem três vôos da TAM descarregando as malas numa mesma esteira, minúscula, e próxima a entrada do free-shopping.
O povo amontoado em volta da esteira, não dá pra chegar nem perto, nem pra espiar..as mesmas malas passando over-and-over... 02:30hrs de expectativa, calor, cansaço, gripe suína, nenhuma informação.
Gente, gente e mais gente. E os pobres dos gringos...

Passada esta etapa, vem a fila da alfândega. fila? que fila? mais um caos. NENHUM AGENTE RESPONSÁVEL. Um amontoado de gente botando pressão. praticamente um "vamo-invadir" e..PASMEM liberaram pra todo mundo.
Todo mundo entrou no Brasil sem fiscalização da alfândega! Drogas, porcos, pestes...seja lá o que for...o canal é Cumbica mermão!

Eu meto a boca mesmo! porque eu acho uó! E só se dá bronca em quem a gente se importa.
Heathrow tava em reforma, feio, cheio de tapumes...e nenhum sinal de caos. Tudo funcionando, dando conta do recado, sempre se sabia onde ir. Não tem desculpa pra essa esbórnia.
É um vexame.

6 comentários:

  1. Acho que é p q o "jeitinho brasileiro" não dá jeito em tudo.

    ResponderExcluir
  2. é por isso que qdo eu for pra inglaterra vou com o lixo. não? rsrssr

    ResponderExcluir
  3. e eu escrevendo sobre SP no meu blog.
    ha!
    Esse brasilzão de "que deus nos acuda".

    ResponderExcluir
  4. Notha, menina!! Revoltaz!!
    Mas a coisa ainda pode piorar. Para chegar à São Paulo, você passa pela super-planejada-agradável-aromática marginal.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA..."O CANAL É CUMBICA MERMÃO!"

    eu te imagino, com cara de "GEEEENTE...NÃO DAVA PRA PELO MENOS PINTAR A SALA DE EMBARQUE DE DE UM TOM ACAMURÇADO???"

    ResponderExcluir